EcoGuard
®

19 de fev. de 2025
NOTÍCIA
Em uma reunião realizada nesta terça-feira (18), o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), reuniu-se com representantes dos municípios banhados pela Lagoa de Araruama para discutir e encontrar soluções para os problemas ambientais que afetam a laguna.
O encontro contou com a presença dos secretários de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, Jorge Oliveira; e de Meio Ambiente, Saneamento e Clima de Cabo Frio, Jailton Nogueira; além da subsecretária de Meio Ambiente e Saneamento de Arraial do Cabo, Keila Ferreira; da superintendente de Meio Ambiente de Araruama, Ana Paula Rodrigues; e do diretor de Meio Ambiente de Iguaba Grande, Thiago Dutra.
Durante a reunião, os municípios apresentaram dados ambientais e firmaram o compromisso de elaborar novas leis para proteger a Lagoa de Araruama. Além disso, as cidades acordaram em criar uma comissão intermunicipal de poder concedente, que contará com a participação dos municípios de São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Araruama e Iguaba Grande, do Instituto Estadual de Ambiente (INEA), do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) e das concessionárias de água e esgoto, Prolagos e Águas de Juturnaíba.
Como resultado da reunião, será elaborado um termo de compromisso, que será assinado pelos prefeitos Fábio do Pastel, Dr. Serginho (PL), Marcelo Magno (PL), Daniela Soares (MDB) e Fabinho (CIDADANIA), com o objetivo de formalizar o pacto de união entre os municípios em prol da Lagoa de Araruama.
Ficou decidido também que será criado um sistema de fiscalização integrada e um cronograma conjunto com relatórios periódicos de cada cidade. A comissão intermunicipal será responsável pela fiscalização de contratos, identificação de questões críticas e responsabilidades, e pela definição de planos de ação para solucionar os problemas.
O prefeito Fábio do Pastel destacou a importância da união de esforços entre os municípios para garantir a preservação da Lagoa de Araruama e expressou o compromisso de sua gestão em resolver a questão da laguna.
A reunião também abordou a importância do desassoreamento contínuo da Lagoa de Araruama, bem como das políticas de drenagem e controle do esgoto, temas que serão os pilares principais do termo de compromisso entre os municípios.
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia informou que já enviou projetos de leis para a Câmara Municipal com medidas para viabilizar a implementação de infraestrutura básica, como a construção de redes de esgoto antes da emissão de licenças de obras ou habite-se.