EcoGuard


15 de nov. de 2024
NOTÍCIA
O Governo Federal, por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República e do Ministério das Cidades, lançou nesta quinta-feira (14) uma nova modalidade do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) direcionada à gestão de resíduos sólidos. A iniciativa, apresentada no G20 Social, prevê investimentos de US$ 120 milhões em 81 projetos que beneficiarão 460 municípios brasileiros.
A medida, além de promover a sustentabilidade ambiental, visa fortalecer a cadeia produtiva dos catadores, oferecendo novos equipamentos, veículos e infraestrutura para melhoria das condições de trabalho e aumento da produtividade. A iniciativa também busca encerrar a existência de lixões e garantir a destinação final adequada dos resíduos sólidos.
O ministro das Cidades, Jader Filho, destacou a importância do PAC dos Resíduos Sólidos para o meio ambiente, a economia circular e a inclusão social. O secretário-geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, por sua vez, ressaltou a importância de fortalecer a cadeia produtiva dos catadores, que foi desvalorizada em governos anteriores.
O G20 Social, uma iniciativa inédita do governo brasileiro, tem como objetivo ampliar o diálogo entre os líderes governamentais e a sociedade civil. O evento, que reúne 33 mil participantes, marca a primeira vez que a sociedade civil é integrada à agenda oficial do G20.
Matéria completa no link: https://agenciabrasil.ebc.com.br/meio-ambiente/noticia/2024-11/pac-tem-modalidade-focada-em-residuos-solidos-lancada-no-g20-social