top of page

Mutirão de Limpeza na APA do Rio Guandu Remove Mais de 255 kg de Lixo e Mobiliza Comunidade

18 de fev. de 2025

NOTÍCIA

No último sábado (15/02), o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), por meio da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual do Rio Guandu, realizou um mutirão de limpeza no Pantanal Iguaçuano, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense.


A ação coletou mais de 255 kg de lixo, incluindo garrafas plásticas e de vidro, papel, tecido, pneus, paletes e outros resíduos sólidos.

Durante a atividade, os participantes também registraram a presença de diversas espécies de animais, como aves (biguás, garças, socós, frango d'água e sanhaços), peixes e artrópodes, evidenciando a rica biodiversidade do local.


O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, ressaltou a importância da iniciativa para a manutenção da qualidade da água do Rio Guandu, essencial para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e para a conscientização da população sobre os riscos do descarte inadequado de lixo para o meio ambiente.


A equipe da APA aplicou um questionário aos participantes, constatando o interesse da comunidade em ações como essa e o desconhecimento de muitos sobre a importância do Rio Guandu para o abastecimento de água da região, o que reforça a necessidade de iniciativas de educação ambiental.


A professora Dila Carvalho, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), presente no evento, destacou a relevância dos mutirões de limpeza para o meio ambiente e a importância do envolvimento da comunidade, especialmente os moradores do Pantanal Iguaçuano, nas discussões e processos relacionados à APA.


O mutirão contou com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Iguaçu, da APA do Alto Iguaçu, do Instituto Guarda Nacional de Defesa Ambiental, da 6ª Brigada Voluntária de Incêndio e da comunidade local.


APA do Rio Guandu


Com 74.271 hectares, a Área de Proteção Ambiental Estadual do Rio Guandu abrange parte dos municípios de Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Japeri, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Paracambi, Piraí, Queimados, Rio Claro, Seropédica e Vassouras.


A APA, situada às margens do Rio Guandu, tem como objetivo principal garantir a qualidade e a quantidade de água da bacia hidrográfica, protegendo os remanescentes florestais, as margens dos rios, as nascentes e as encostas, de modo a preservar importantes fontes de abastecimento de água potável para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.


https://www.zmnoticias.com.br/inea-promove-mutirao-de-limpeza-na-area-de-protecao-ambiental-do-rio-guandu-em-nova-iguacu/

EcoGuard

"Quando fizerem a colheita de sua terra, não colham as espigas nos cantos dos campos nem apanhem aquilo que os ceifeiros deixarem cair"

Levítico 19:9

bottom of page