top of page

MPRJ faz operação contra venda de licenças ambientais

Vanussa Costa

25 de out. de 2024

NOTÍCIA

Ação foi realizada no município de Nova Friburgo, região serrana do RJ.



O Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ), juntamente com agentes da coordenadoria de segurança e inteligência (CSI/MPRJ) realizaram uma operação, no dia 24 de outubro de 2024,  contra a venda ilegal de licenças ambientais na região de Nova Friburgo. 


A operação realizada busca reunir provas sobre o suposto núcleo criminoso  e identificar  os agentes do Inea e consultores que atuavam na liberação ilegal dessas licenças ambientais. Atualmente cerca de 1.200 processos administrativos estão em análise pelo Inea e a estimativa é que 500 licenças ambientais tenham sido emitidas de forma irregular, acarretando em um prejuízo de  R$ 20 milhões, que foram pagos por vantagens indevidas aos envolvidos na atividade criminosa. Segundo o Gaeco, as licenças ilegais autorizavam loteamentos, construções e ocupações de terrenos em desacordo com a legislação ambiental.


A venda de licenças ambientais é uma prática ilegal que prejudica a preservação do meio ambiente e compromete a qualidade de vida das comunidades locais. A obtenção de licenças ambientais é fundamental para garantir que as atividades econômicas sejam realizadas de forma sustentável, respeitando as normas e regulamentos estabelecidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).


Vale reforçar que a irregularidade ambiental fere a legislação ambiental e coloca em risco a vida de comunidade local, o meio ambiente e o crescimento do seu empreendimento.

EcoGuard

"Quando fizerem a colheita de sua terra, não colham as espigas nos cantos dos campos nem apanhem aquilo que os ceifeiros deixarem cair"

Levítico 19:9

bottom of page